terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Uso de corticóides como medicamento


Mais uma vez, olá caríssimos leitores! Já vimos diversas anomalias que envolvem os corticóides, e agora é o momento de fazer a seguinte pergunta: Podem os corticóides ser utilizados como medicamento? A resposta é SIM! E esse post tem como objetivo falar um pouco sobre o uso farmacológico de corticóides. É importante lembrar que não se deve utilizar o medicamento por livre e espontânea vontade, mas somente sob indicação médica, e jamais como auto medicação, até porque o uso de medicamentos pode afetar o controle do corpo sobre a produção de corticóides e gerar um desequilíbrio no organismo que, evidentemente, não é desejável.
Os corticóides são utilizados como medicamentos para pacientes que possuem lupus, asma, artrite reumatóide(doença auto-imune caracterizada pela inflamação de articulações), algumas alergias(devido a seus efeitos antiinflamatórios) e ainda outras condições patológicas. Naturalmente, os corticóides podem ser utilizados para doenças como a doença de Addison, na qual a glândula adrenal não produz corticóides suficientes para suprir a demanda do organismo.
Existem diversas formas de ingestão de corticóides, a saber:
  1. Oral: Por meio de comprimidos e xaropes. Em geral usados para casos de lupus, artrite reumatóide;
  2. Injetável: Em geral utilizado para casos de inflamação nos tendões(tendinites).
  3. Inalável: Uso de sprays ou pós secos inaláveis. Em geral utilizados para casos de asma e alergias nasais;
  4. Uso na pele: Cremes e pomadas. Em geral utilizados para problemas relacionados com a pele;
  5. Uso oftálmico: Pelos olhos, por meio de colírios.
Como todo medicamento, os corticóides possuem seus efeitos colaterais, o que reforça ainda mais a importância de só serem utilizados sob prescrição médica. Entre eles, podemos citar o aumento da pressão dos olhos(glaucoma), aumento da pressão sanguínea, mudanças no humor(tristeza, irritabilidade e insônia), ganho de peso com maior depósito de gordura no abdome, aumento de glicemia(podendo piorar ou gerar diabetes), tendência a osteoporose, pele fina que sofre danos com maior facilidade. Aqueles que já leram outras postagens que tratam de doenças relacionadas aos corticóides provavelmente perceberam que alguns efeitos colaterais causados pelo uso de corticóides também são sintomas de doenças relacionadas, e é precisamente por isso que a orientação médica é fundamental.
Ok, já entendi. O que é possível fazer para evitar esses indesejados efeitos colaterais? Em primeiro lugar, é importante lembrar novamente que o uso desses medicamentos deve ser feito somente sob prescrição médica. Outras formas de controlar esses efeitos incluem a diminuição das doses ou utilização delas de modo intermitente(um dia sim, outro não, por exemplo), a mudança da forma de utilização dos corticóides(deixar de usar o meio oral para usar o meio inalável, por exemplo) e mudanças em hábitos de vida(alimentares e físicos).
O modo mais adequado para se utilizar os corticóides como medicamento envolve a prescrição médica(“que cara chato, só sabe repetir isso!”), utilização por curto período(para não gerar desequilíbrio no organismo). Lembrando que as doses recomendadas pelo médico não devem ser alteradas(a não ser que o médico peça, naturalmente).
Não há segredo: Os corticóides de fato podem ser medicamentos importantíssimos, se usados de maneira adequada. Espero que essa postagem tenha sido útil aos leitores.
                                                                                 
Bibliografia:
http://hypescience.com/wp-content/uploads/2011/11/remedios1.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário