sábado, 9 de fevereiro de 2013

Passos finais da síntese de Cortisol e Aldosterona


Olá, parceiros de blog!

Hoje falaremos sobre os processos finais da síntese de corticoides, desde a pregnenolona até  se chegar no cortisol, principal glicocorticoide, e na aldosterona, principal mineralocorticoide.

Após a síntese da pregnenolona (cujo mecanismo foi elucidado dois posts atrás), esta acaba saindo da mitocôndria para o citoplasma. Então, ela é transformada em compostos intermediários, os quais retornam à mitocôndria, e, dependendo do tecido (da parte do córtex da glândula adrenal) em que se encontram, são conduzidos por um conjunto diferente de enzimas mitocondriais à produção dos distintos hormônios corticoides. Veja a figura a seguir:


Conversão de pregnenolona a aldosterona:

Processo que ocorre na Zona Glomerulosa das glândulas adrenais (ver post “Introdução sobre Corticoides”) e consiste em uma série de etapas que envolvem a inicial transformação de pregnenolona em progesterona, mediada pela enzima 3β-hidroxiesteroide-desidrogenase. A partir da progesterona, produz-se o 11-deoxicorticosterona (DOC) e a corticosterona (que é um dos representantes dos glicocorticoides). Esta, por sua vez, é convertida a aldosterona, já na mitocôndria, por ação da aldosterona sintase (na figura acima, trata-se da P450c11AS). As Zonas Fasciculada e Reticular não possuem essa enzima; portanto, não transformam a corticosterona em aldosterona e acabam secretando a primeira (que é, como dito, um glicocorticoide, com efeitos semelhantes aos do cortisol).

Conversão de pregnenolona a cortisol:

Ocorre na Zona Fasciculada e Zona Reticular do córtex das suprarrenais. Nessa rota, o “componente chave” é a 17-OH Progesterona, que pode ser obtida por dois caminhos (conforme visto na figura acima):
- A pregnenolona é transformada a 17-OH Pregnenolona, que é convertida a 17-OH Progesterona;
- A pregnenolona é transformada a Progesterona, que é convertida a 17-OH Progesterona.
Em ambos os casos, nota-se a participação da P450c17, uma enzima exclusiva das Zonas Fasciculada e Reticular. A 17-OH Progesterona obtida é convertida a 11-Deoxicortisol, o qual volta para a mitocôndria e, por meio da enzima 11β-Hidroxilase, é convertido em cortisol.
Percebe-se, também, que a enzima P450c17 também leva, nessas duas zonas, à produção de precursores de hormônios androgênicos e "sexuais", como o estradiol, mas não somente ele. Vejam a figura a seguir, que serve como um resumão, mais visual e esquemático, do que falamos nesse post!



É isso, amigos! Agora que já sabemos o mecanismo de síntese da aldosterona e do cortisol, no corpo humano, podemos abordar suas ações e seus efeitos importantíssimos no organismo. Mas isso será tema dos próximos posts! Até mais!

Referências:

http://corticoidestireoide93.blogspot.com.br/2011/05/sintese-de-hormonios-corticoides-ii.html
http://www.monografias.com/trabajos11/estrog/estrog.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário