quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Efeitos da Baixa Produção de Aldosterona


Bom, já vimos em outro post os efeitos da produção excessiva de aldosterona(Aldosteronismo Primário e Secundário). Agora, é importante saber os efeitos que a baixa produção de aldosterona pode causar. Lembrando que os efeitos da aldosterona já foram tratados por esse blog.
A ausência de aldosterona causa maior perda de sódio por parte dos rins, o que resulta em uma perda de líquido extracelular, já que o rim possui um mecanismo de controle que envolve secreção e reabsorção de compostos para manter o líquido extracelular em sua quantidade normal. Nessa tentativa de manutenção, o rim precisa de água, que será mantida na tentativa de restaurar a quantidade de líquido extracelular e, portanto, vai retirar esse líquido do sangue, ocasionando uma baixa no volume sanguíneo. Além disso, o sódio sanguíneo será reduzido(já que uma das funções da aldosterona envolve a reabsorção de sódio).
Havendo ausência de sódio, a tendência é que a água presente no meio extracelular entre na célula(por meio de osmose) e passe a fazer parte do meio intracelular para que as concentrações intra e extracelular sejam mais próximas. Essa migração da água para o meio intracelular agrava ainda mais o quadro de baixa do volume sanguíneo, já que mais água será demandada para reestabelecer o líquido extracelular. Outro sintoma que agrava ainda mais o baixo volume sanguíneo é a diarréia.
Da mesma forma que há menor retenção de sódio, há maior retenção de potássio, uma vez que a aldosterona intensifica a secreção de potássio. O excesso de potássio no meio extracelular gera uma despolarização parcial das membranas plasmáticas, gerando fraqueza muscular(inclusive do miocárdio) e arritmia cardíaca, uma vez que esses processos são diretamente relacionados com a despolarização das membranas. A arritmia cardíaca somada ao baixo volume sanguíneo acaba gerando uma hipotensão arterial.
É importante notar que a arritmia cardíaca e a fraqueza muscular também são causadas por excesso de aldosterona, uma vez que o excesso de sódio e a falta de potássio também geram a despolarização de membrana responsável por esses dois sintomas, embora um deles cause hipertensão(excesso de aldosterona) e o outro hipotensão(falta de aldosterona), a fraqueza muscular e arritmia cardíaca está presente em ambos. Mais uma vez, muitíssimo obrigado pela atenção e espero que tenham achado essa postagem esclarecedora.
                                                                                 
Bibliografia:
·        GOODMAN, H. Maurice. Basic Medical Endocrinology. Third Edition. Editora AP.

Um comentário:

  1. Muito bom, muito obrigada, fontes confiáveis, tem até bibliografia. Parabéns, vai ajudar na minha matéria de endocrinologia pra facul.

    ResponderExcluir