domingo, 24 de fevereiro de 2013

Respondendo às questões - Parte 1

Olá caros leitores, alguns colegas fizeram-nos perguntas no Blog de Biobio Então responderemos a duas delas neste post.

A primeira foi feita pelo grupo de Low Carb -  Aislan Felipe, Asheley Francimar e Daniel Figueirêdo.: Qual o motivo da aplicação recorrente, em deficiências hormonais tireoidianas, da aplicação do hormônio T4 sintético, considerando que este é precursor do T3, em detrimento da administração de tiroxina diretamente, isto é, a necessidade do corpo de T3 é suprida por T4. Por quê?

Resposta:
Pois bem, tendo em vista que uma pessoa que não possui a glândula tireoide secretando nenhum de seus hormônios fica obvia a necessidade de repô-los, sendo assim, é comum pensar em administrar T3 e T4 na corrente sanguínea do individuo, já que este não produz hormônio por conta própria. No entanto o T4 se transforma quase que totalmente em T3 na corrente sanguínea e, portanto, a aplicação de T4 levará o paciente a ter os dois hormônios na corrente sanguínea, e prontos para atingir as células alvo. Quanto ao fato da administração de hormônio sintético, este é utilizado porque não há produção de hormônio natural no corpo do indivíduo, logo é necessária a produção farmacêutica de um composto que funcione da mesma maneira que o T4.
  
A segunda pergunta foi feita pelo grupo de Neurotransmissores - João Pedro, Marília Kakumoto e João Gabriel.: Em alguns países, o uso de corticoides é bem restrito e às vezes até mesmo proibido, sendo utilizados apenas em casos extremos da medicina. Se é um anti-inflamatório potente e poderia ser usado com mais frequência em casos clínicos, por que ele é restringido? Quis são os males e as vias bioquímicas envolvidas?

Resposta:
A resposta para essa pergunta está sobretudo no post "Uso de corticóides como medicamento", que fala das doenças cujo tratamento pode envolver o uso desses hormônios e os efeitos colaterais de seu uso. O post sobre os efeitos adversos do cortisol também ajuda a compreender esses motivos.
Como foi dito lá, os feitos do uso excessivo de corticóides são muito diversos, e envolvem glaucoma, aumento de glicemia(com possível conseqüência de diabetes tipo 2), ganho de peso, maior tendência a osteoporose, entre outros. Além disso, o uso de corticóides por tempo prolongado pode gerar uma “acomodação” do organismo, que passaria a produzir menos corticóides e se tornar dependende do medicamento para que os efeitos causados pelo baixo nível desse hormônio da adrenal não aconteçam(para ver esses possíveis efeitos, vejam os posts sobre baixa produção de aldosterona e doença de Addison).
A partir disso, pode-se perceber que, embora o tratamento utilizando corticóides seja útil em vários casos, seus efeitos colaterais causados pelo mau uso podem ser muito sérios, o que leva algumas pessoas a terem receio quanto ao uso dessa forma de medicamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário