domingo, 10 de fevereiro de 2013

Sistema Renina-Angiotensina


Alô, pessoas!

Dois posts atrás, comentamos que o ACTH não tem grande importância na Zona Glomerulosa das glândulas adrenais. De fato, a forma principal de controle da síntese de aldosterona, nessa zona, consiste no Sistema Renina-Angiotensina.

Esse sistema representa uma cascata que dispõe de cinco elementos principais:

- Angiotensinogênio
- Renina
- Angiotensina I
- Angiotensina II
- Angiotensina III

O angiotensinogênio é uma proteína produzida pelo fígado e que fica circulando livremente no sangue, de modo biologicamente inativo, até entrar em contato com a renina. Esta, por sua vez, é uma enzima proteolítica secretada pelos rins em condições de hipovolemia e hipotensão, a qual promove a conversão do angiotensinogênio em angiotensina I.  A angiotensina I, então, é transformada em angiotensina II, por ação da enzima conversora de angiotensina (ECA), a qual é produzida pelo endotélio vascular pulmonar. A angiotensina II é a protagonista do sistema, interagindo com receptores específicos e  agindo notavelmente em 4 níveis:

- Vasos Sanguíneos: induz a vasoconstrição;
- Coração: induz o aumento da força de contração, sem promover taquicardia;
- Rins: por causa da vasoconstrição, aumenta a pressão de filtração;
- Sistema Endócrino: induz a síntese de aldosterona na Zona Glomerulosa das adrenais.

  A angiotensina II estimula a produção de aldosterona por meio do mecanismo observado na figura a seguir: 
                  Resumidamente, o que a angiotensina II faz é aumentar a concentração de íons cálcio no citoplasma das células produtoras de aldosterona; isso resulta na atividade de uma proteína-cinase dependente de calmodulina (CAM kinase II). Essa proteína age ativando um mecanismo que provoca o aumento da síntese de proteínas StAR (aquelas que transportam o colesterol para dentro das mitocôndrias, possibilitando a síntese de pregnenolona, precursora da aldosterona).
                Além disso, a alta concentração de íons cálcio no citosol se reflete no interior das mitocôndrias. Esse “excesso” de cálcio no ambiente mitocondrial estimula a atividade da P450c11AS, a enzima também chamada de aldosterona sintase (que catalisa a formação de aldosterona a partir de corticosterona).

           A angiotensina III é produzida a partir da angiotensina I, por meio de peptidases plasmáticas. Ela tem basicamente as mesmas funções da angiotensina II, proporcionando a vasoconstrição e a síntese de aldosterona. No entanto, a concentração de angiotensina III no plasma sanguíneo é cerca de dez vezes menor que a de angiotensina II, tendo, portanto, ação bem mais discreta.

               
           Referências:

GOODMAN, H. Maurice. Basic Medical Endocrinology. Third Edition. Editora AP.
http://www.fisiologiaufs.xpg.com.br/apostilas/sistema_renina_angiotensina.pdf
http://corticoides94.wordpress.com/2011/12/04/bioquimica-do-sistema-renina-angiotensina-aldosterona/
http://portfolio.med.up.pt/magda/sistemarenina.htm
http://hipertensaounb.blogspot.com.br/2011/10/o-sistema-renina-angiotensina.html
          

Nenhum comentário:

Postar um comentário