sábado, 16 de fevereiro de 2013

Artigo Científico


Olá, camaradas!

Em nossas pesquisas sobre os corticoides, encontramos um artigo científico bem interessante, e achamos relevante compartilhá-lo com vocês! É este aqui:


http://endo.endojournals.org/content/early/2010/04/21/en.2009-1476.full.pdf


Trata-se de um artigo recente, de 2010, e que aborda um assunto bem relacionado ao tema deste blog. Ele se refere a um experimento feito por pesquisadores do Prince Henry’s Institute of Medical Research, na Austrália, que acabou elucidando sobre a importância do mecanismo de "cortisone-cortisol shuttle" (já explicado neste blog, vide post "O cortisol na circulação sanguínea") para o bom funcionamento do organismo. 


Devido à grande semelhança estrutural entre cortisol e a aldosterona (na verdade, os mineralocorticoides em geral), o cortisol pode se ligar aos MRs (mineralocorticoid receptors) e induzir a resposta transcricional típica da aldosterona, ocasionando uma maior reabsorção de sódio e de água. Como a concentração de cortisol no sangue é muito maior que a de aldosterona, essa reabsorção seria bastante exagerada, gerando hipertensão e danos cardiovasculares no indivíduo.
Para evitar isso, o corpo dispõe da ação da enzima 11β-Hidroxiesteroide Desidrogenase tipo 2 (11β-HSD2), que promove a conversão do cortisol a cortisona (esta não se liga aos MR). Então, o cortisol fica "inativo", sendo ativado somente nas imediações de seus tecidos-alvo, por ação da 11β-Hidroxiesteroide Desidrogenase tipo 1 (11β-HSD1), que transforma a cortisona em cortisol.

Para encontrar evidências da importância desse mecanismo, os pesquisadores realizaram testes com ratos Mus musculus, injetando neles CBX (uma substância inibidora da 11β-HSD2), em conjunto com a adição de glicocorticoides. Esses animais tiveram, anteriormente, retiradas suas glândulas adrenais (a fim de melhorar a quantificação da ação dos glicocorticoides, sem interferência dos produzidos endogenamente). A hipótese a ser comprovada seria a de que, com a adição de CBX juntamente com os glicocorticoides, estes não seriam "inativados" pela 11β-HSD2 e ficariam disponíveis para se ligar aos MRs, desencadeando um processo de reabsorção de sódio e água. De fato, dados colhidos posteriormente mostraram claros danos cardiovasculares aos ratinhos, resultado do aumento da pressão arterial, entre outros fatores (como o aumento do stress oxidativo, por um mecanismo que envolve o NADPH celular).

Então, amigos, é perceptível a relevância do bom funcionamento da "cortisone-cortisol shuttle" para o equilíbrio do organismo, inclusive protegendo contra doenças vasculares. Para saber mais detalhes de como foi feito o experimento descrito, bem como alguns aspectos não tratados nesta "resenha", consultem o artigo na íntegra (basta clicar no link disponibilizado acima)!

Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário