terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Incidentaloma Adrenal


Mais uma vez, olá caríssimos leitores! Nessa postagem falaremos da incidentaloma adrenal, que é um tumor com diâmetro maior de 1 centímetro presente na glândula adrenal que, em geral, é descoberto por meio de algum exame de rotina e na ausência de sintomas que sugerem alguma doença nessa glândula.
A maioria desses tumores encontrados acabam sendo não-funcionantes(85%). Apenas 9,2% dos casos são tumores secretores de cortisol, 4,2% eram feocromocitomas e 1,6% eram aldosteronomas, segundo os dados do livro citado na bibliografia.
Depois de descoberto o tumor, é importante descobrir se ele é um secretor de hormônio ou não, e o teste de urina é utilizado para isso. Além disso, é importante descobrir se o tumor é benigno ou maligno para definir qual tratamento será utilizado. Para fazê-lo, imagens obtidas, por exemplo, por meio da tomografia são utilizadas.
Os tumores benignos têm como características gerais o tamanho menor que 4 centímetros, com margens redondas e lisas. Já os tumores malignos costumam ser maiores que 4 centímetros e suas margens são irregulares.
Na maioria dos casos, tumores com diâmetro maior que 4 centímetros são extraídos cirurgicamente, inclusive aqueles que não são secretores. Os tumores menores de 4 centímetros que secretam hormônios devem usualmente são retirados por meio de cirurgia.
No tratamento que não envolve a cirurgia, utiliza-se a farmacoterapia juntamente de uma mudança no estilo de vida do paciente para evitar complicações devido ao tumor.
            Os pacientes que possuem tumores não-funcionantes menores de 4 centímetros não retiram o tumor, mas devem ser seguidos com a tomografia computadorizada a cada 3 meses e um ano(alternados), e, não havendo alteração, há diminuição da freqüência de consultas.
            Se o tumor apresentar crescimento de mais de um centímetro(apenas 5% dos casos) durante esse período no qual estão sendo avaliados por meio da tomografia computadorizada o tumor deve ser removido cirurgicamente.
            A avaliação hormonal periódica também é recomendável aos pacientes com esse tumor, uma vez que em 4% dos casos outras anomalias hormonais podem ser desenvolvidas. Embora 4% pareça um número pequeno, variações hormonais podem gerar doenças gravíssimas e até levar à morte. Ou seja, realmente a grande maioria dos casos não apresenta outras variações hormonais, mas aqueles que apresentam podem ter complicações caso não sejam diagnosticados e tratados, o que justifica esse acompanhamento do paciente.
Bibliografia:
·        Endocrinologia, Ernest L. Mazzaferri. Editora Guanabara, terceira edição

Nenhum comentário:

Postar um comentário