sábado, 16 de fevereiro de 2013

Um pouco sobre o metabolismo dos hormônios tireoideanos

O T3 está bem mais livre  que o T4 no plasma sanguíneo, e isto se deve à grande atração – cerca de dez vezes maior – que o T4 tem pelas proteínas ligadoras de hormonios tireoideanos. Desta maneira é possível admitir que o período de permanência do T3 na corrente sanguínea é bem menor (cerca de um sexto). Além disso o tempo de ação do T3 em relação ao T4 é bem menor, conforme a figura abaixo.

      Além das considerações anteriores, pode-se inferir que o T4 é o principal produto de secreção da tireoide e o hormônios tireoideano em maior circulação na reserva plasmática. Mas além disso há um fato interessante sobre o T4, ele é um pró-hormônio que serve na produção de T3, o que foi observado em alguns estudos realizados em humanos, provando que também há formação de T3 extratireodal (fora da tireoide).
      O estudo baseou-se basicamente na aplicação de T4 puro em pacientes tireoidectomizados (que tiraram a glandula tireoide). E nestes pacientes foram encontradas taxas normais de T3 na circulação. E a partir destas informações, foi descoberto que cerca de 85% do T3 é formado pela deiodinização do T4, e que esta transformação consome 35% do T4 secretado por dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário