sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

A relação dos hormonios tireoideanos e o sangue


A presença dos hormonios tireoideanos no sangue se dá pela fixação deles em três proteínas do plasma sanguíneo. A primeira é a proteína globulina ligadora da tiroxina (TBG – do inglês: thyroxine-binding globulin), a segunda é a transtirretina (TTR – do inglês: transthyretin), a terceira proteína é a tão conhecida albimina – a proteína em maior quantidade no sangue.
Fig. 1.: Ilustração da proteína TBG

Apesar de a albumina ser a proteína em maior concentração no plasma sanguíneo, é a TBG que tem a maior importância no carregamento de hormônios tireoideanos levando cerca de 70% deles (tanto o T3 quanto o T4). Em seguida vem o TTR carregando cerca de 10 a 15% de T4 e 10% de T3. E por último, vem a albumina, carregando pouco mais de 10% destes hormônios. O fato interessante sobre estas proteínas transportadoras é que a concentração de TBG corresponde a 6% da concentração de TTR quando comparada a ele. e de apenas 0,1% da concentração total de albumina circulando na corrente sanguínea.

Fig. 2.: Ilustração da proteína TTR
            E a partir desta constatação surge a dúvida a respeito do porquê desta diferença na proporção de hormônios carregados de proteína para proteína. Seria este carregamento de hormônios inversamente proporcional à quantidade de proteínas no plasma? NÃO!  A resposta é bem mais simples, a explicação é dada pela afinidade altíssima que a TBG tem pelos hormônios. Esta afinidade é muito maior que a atração entre as outras proteínas e o T3 e T4. Mas, independente da afinidade das proteínas de ligação a hormônios tireoidianos, é sabido que o T4 atrai estas proteínas dez vezes mais que o T3.
Fig. 3.: Ilustração da proteína albumina
Estes transportadores possuem tamanho suficiente para evitar a filtração nos rins, e só uma pequena quantidade consegue passar o capilar endotelial – o que representa cerca de 1% do hormônio agregado às proteínas. Sendo assim, esta é a única parte que consegue atingir as células alvo, produzir atividade biológica e serem ativadas por enzimas teciduais Isto se dá também pelo fato de o T4 ter maior avidez pelas proteínas TGB, TTR e albumina, dest forma o T4 – mais ávido por proteínas – se liga a ela e fica menos disponível na corrente sanguínea e passa em menor quantidade através do endotélio do capilar. Enquanto isto o T3 fica mais disponível para a passagem, já que não é tão “ávido” por estas proteínas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário