Esteatose hepática não alcoolica é uma doença causada por acumulo de gordura no fígado, e isto pode acontecer por vários motivos, mas um deles é a má alimentação. Uma dieta que possui muita gordura e açucares leva a um acumulo excessivo de gorduras no corpo, e em um estado crônico isto pode acarretar em acumulo de gordura no fígado. Em linahs gerais, este acumulo pode ser tão grande dentro do hepatócito que sua estrutura morfológica pode ser comprometida afetando as funçoes da célula. E quando este quadro continua se agravando as células passam a perder suas funções.
O grande problema da perda da função hepática quando se trata de tireóide é que é o fígado que produz as proteínas que carregam os hormonios da tireóide, e sem elas não há transporte destes hormonios e a pessoa pode desenvolver síndrome eutireoidea, que é caracterizada por diminuição dos níveis séricos de T3, níveis séricos normais ou diminuídos de tiroxina (T4), sem concomitante aumento nos níveis de TSH. Há inibição da conversão periférica de T4 para T3, baixos níveis de T3 e T4 livres, com aumento concomitante do T3r, o metabólito inativo. e assim desencadeando um quadro de não ação dos hormonios tireoideanos.
REFERÊNCIAS
- http://www.eventospr.com.br/Workshop-II/Palestras/050507-14h30-MarioReis.pdf
- Ho WM, Wang YS, Tsou CT et al. — Thyroid function during isoflurane anesthesia and valvular heart surgery. J Cardiothorac Anesth 1989;3:550-557.
- Holland FW 2nd, Brown PS Jr, Clark RE — Acute severe postischemic
myocardial depression reversed by triiodothyronine.
Ann Thorac Surg, 1992;54:301-305. - Holland FW 2nd, Brown PS Jr, Weintraub BD — Cardiopulmonary
bypass and thyroid function: a “euthyroid sick syndrome”. Ann
Thorac Surg, 1991;52:46-50. - Goodman, M. H., (2002). Basic Medical Endocrinology.
Nenhum comentário:
Postar um comentário