segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Introdução sobre Corticoides



            Camaradas, hoje temos um post introdutório sobre os corticoides, com  algumas breves, mas necessárias, noções gerais sobre esses hormônios tão importantes para a saúde do ser humano.

            Para falarmos sobre corticoides, precisamos saber alguma coisa sobre seus produtores: as glândulas suprarrenais (ou adrenais). Elas se situam acima dos rins, uma de cada lado, e exercem papéis fundamentais nos processos vitais do ser humano. Possuem duas regiões básicas: a medula (mais internamente) e o córtex (mais superficialmente).

A medula é responsável pela produção de catecolaminas (no caso, adrenalina, noradrenalina e dopamina), que são importantes interferentes metabólicos.

Mas é sobre o córtex das suprarrenais que falaremos mais detalhadamente no decorrer deste blog. Afinal, é ele que produz os tão falados corticoides, além de hormônios androgênicos (que não levarão muita ênfase). O córtex das glândulas adrenais é dividido em 3 partes: a Zona Glomerulosa, a Zona Fasciculada e a Zona Reticular.






Os corticoides, por sua vez, também são divididos em grupos. A saber:

- Mineralocorticoides: são produzidos pela Zona Glomerulosa das glândulas adrenais, e, basicamente, são responsáveis pela regulação eletrolítica do organismo, sobretudo as taxas de sódio e potássio. A principal representante desse grupo é a aldosterona.



- Glicocorticoides: são feitos pela Zona Fasciculada e pela Zona Reticular (que também produzem os hormônios androgênicos). Basicamente, são responsáveis por regulação do metabolismo de compostos energéticos (lipídios, carboidratos) e efeitos no metabolismo geral (como, por exemplo, respostas ao stress). Seu principal representante é o cortisol.


   


                Dessa forma, apenas por essas funções citadas acima, já dá para perceber o quão importante é a classe dos corticoides para a manutenção da homeostase do corpo humano, tanto é que distúrbios relacionados a elas podem levar a problemas metabólicos e a complicações mais sérias, como a Doença de Addison e a Síndrome de Cushing, que serão abordadas mais tarde nesse blog.

                E agora que já sabemos o que são os corticoides, quem os produz e suas funções básicas, podemos focar nossa atenção mais profunda e detalhadamente aos mecanismos de síntese desses hormônios e aos modos pelos quais eles agem no organismo. Mas isso é assunto para os próximos posts! Até mais, caríssimos leitores!


Referências:

GOODMAN, H. Maurice. Basic Medical Endocrinology. Third Edition. Editora AP.
http://embrioglandulasendocrinas.blogspot.com.br/2010/10/glandula-supra-ranal.html
http://users.rcn.com/jkimball.ma.ultranet/BiologyPages/A/Aldosterone.gif
http://www.chronicfatiguesolution.com/image/Fig3.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário